Congresso do Sindicato Nacional pautará greve geral contra a reforma da Previdência

05/02/2019

Após seis dias de intensos debates, 599 integrantes de seções sindicais do Andes-sn aprovaram a agenda de lutas do ano em exercício. As discussões ocorreram no 38º Congresso do ANDES-SN, considerado pela categoria como um dos maiores da história do Movimento Docente (MD) das instituições de ensino superior. O encontro ocorreu entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, em Belém (PA). A Adufs foi representada por sete docentes.

Os participantes fizeram uma análise da conjuntura nacional, ressaltando a ameaça fascista representada na eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República, e defenderam a unidade entre os trabalhadores. Fazem parte das propostas encaminhadas: participar da plenária nacional das centrais sindicais contra a Reforma da Previdência, que ocorrerá no dia 20 de fevereiro, para pautar a necessidade de uma nova greve geral no Brasil; colaborar com a construção da Greve Internacional das Mulheres, em 8 de março; e ampliar a mobilização contra a criminalização do movimento sindical e social. O 38º Congresso indicou às seções sindicais a participação em comitês pelas liberdades democráticas e pelos direitos sociais e aprovou a paridade de gênero para a diretoria do Sindicato Nacional.

O Congresso aprovou também: orientar as seções sindicais a participarem do processo de implementação da Lei 12990/14, que regulamenta as cotas étnico-raciais no serviço público; incentivar o debate nas seções sindicais sobre cotas étnico-raciais para negros e negras nas instâncias do Sindicato Nacional; intensificar o combate à LGBTTfobia nas instituições de ensino e integrar as mobilizações do Dia Internacional do Orgulho LGBTT, lembrado em 28 de junho. Ainda foi aprovado o estímulo à criação e consolidação do GT Carreira nas seções sindicais e a defesa do regime de Dedicação Exclusiva (DE).

Rosevaldo Ferreira, professor da Uefs presente ao 38º Congresso, avalia que “o ANDES-SN discutiu com a base seu plano geral de lutas, buscando a unidade da classe trabalhadora na defesa dos seus direitos. No congresso, as diversas forças que compõem o Sindicato Nacional buscaram a centralidade das mobilizações contra o capital, tentando evitar a fragmentação nos diversos campos de luta”.

Também participaram como delegados representando a Adufs os professores Eurelino Coelho, Gracinete Souza, Emmanuel Oguri, André Uzêda e Edson Espírito Santo. Gean Santana foi indicado pela diretoria da Adufs.

Professores da Uefs participaram do Congresso do ANDES-SN

Foto: Emannuel Oguri

Fonte: Adufs, com informações do Andes-SN.

Leia Também