Militantes do MST são executados na Paraíba

10/12/2018

Rodrigo Celestino e José Bernardo da Silva, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foram brutalmente assassinados na noite do último sábado (8). A execução, que aconteceu no acampamento Dom José Maria Pires, no município de Alhandra, Paraíba, evidencia a tentativa de intimidar a luta pela terra e a repressão aos movimentos sociais.

Ambos os militantes eram coordenadores do acampamento e, segundo testemunhas, foram metralhados por capangas encapuzados e fortemente armados. Os assassinos entraram no acampamento enquanto Rodrigo e José jantavam. José Bernardo é irmão de Odilon da Silva, também assassinado há nove anos na Paraíba. Odilon era do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A diretoria da Adufs manifesta solidariedade às famílias das vítimas e aos militantes do MST. Também exige rigor na apuração de mais esse crime contra trabalhadores rurais e a punição dos culpados. “A criminalização dos movimentos sociais e a violência contra suas lideranças devem crescer ainda mais no Brasil, principalmente com a posse de Jair Bolsonaro à presidência da República. Lutar não é crime”, disse Gean Santana, diretor da Adufs.

No acampamento Dom José Maria Pires vivem 450 famílias, que atualmente produzem em uma terra encontrada abandonada e improdutiva. A ocupação iniciou em julho do ano passado. O proprietário é o grupo Santa Tereza.

Fonte: Ascom Adufs, com informações do MST e do Esquerdaonline. 

Leia Também