Servidores públicos baianos realizam ato e sindicatos convocam assembleia conjunta nesta terça-feira (4)

04/12/2018

A semana começou com luta para o funcionalismo público baiano. Na segunda-feira (3), trabalhadores do Estado realizaram um ato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O motivo da manifestação foi o Projeto de Lei apresentado pelo governo, na última semana, que prevê o aumento da contribuição da alíquota previdenciária de 12% para 14%. Os presentes protestaram contra a medida e reivindicaram a suspensão do projeto. Para avançar na resistência, os sindicatos convocaram também a realização de uma assembleia conjunta dos servidores públicos da Bahia esta terça-feira (4) às 13h, na Casa Legislativa.

Através de falas e palavras de ordem, os presentes denunciaram os quase quatro anos de congelamento salarial e como o aumento da contribuição reduzirá ainda mais o salário. Na prática, o aumento da alíquota significará, em números proporcionais, um aumento de 16,7% na contribuição previdenciária.

Na oportunidade, foi apresentado um estudo do Dieese sobre a proposta de aumento da alíquota. O estudo faz uma análise dos números da previdência pública estadual e alerta que o aumento da alíquota, além de penalizar os funcionários públicos, não resolverá o suposto déficit. De acordo com a análise, o efeito do aumento será reduzido diante da perda de renda e do poder aquisitivo. Além de destacar a medida como ineficaz, o estudo também apontou que atualmente 19 estados brasileiros têm a alíquota da Previdência menor que a Bahia.

Confira a análise do Dieese na íntegra.

A hora de lutar é agora
A ação, convocada pelo Sinpojud, Sindsefaz, Sindsaúde e APLB-Sindicato, reuniu representações sindicais de diversas categorias que demonstraram insatisfação com o PL 22.971/2018. O Fórum das ADs participou da atividade unitária e publicou uma nota convocando a categoria à luta (leia a nota completa). Para a coordenação do Fórum das ADs, é preciso lutar antes que o governo ponha o projeto para votação.

“É prática desse governo colocar em votação no período de fim de ano projetos que atacam frontalmente os funcionários públicos. Foi assim com o pacote de maldades no ano de 2015. Por isso, a hora de lutar é agora. Precisamos impedir que esse projeto seja posto para votação”, destacou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs.

As Associações Docentes endossam o chamado para a assembleia conjunta dos servidores públicos da Bahia desta terça-feira e conclamam os (as) professores (as) das universidades estaduais a somarem e fortalecerem a luta. 

Em unidade, sindicatos endossam o chamado para assembleia

conjunta desta terça (4). 

Fonte: Ascom Fórum das ADs.

Leia Também