Plano de privatizações de Bolsonaro prepara liquidação de estatais

03/12/2018

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmaram que, junto com a Reforma da Previdência, a realização de um ambicioso plano de privatizações será prioridade do novo governo. O objetivo é entregar tudo o que for possível para o capital privado. Falam até em extinguir algumas empresas.

Bolsonaro já anunciou até mesmo a criação da Secretaria de Privatizações, órgão que será vinculado ao Ministério da Economia e responsável pelos projetos de desestatização e desinvestimentos em empresas públicas, incluindo a venda de participações e demissão de trabalhadores. O empresário Salim Mattar, sócio fundador da empresa de aluguel de carros Localiza, irá comandar a nova secretaria.

Paulo Guedes já declarou que a privatização geral é uma de suas obsessões. Outras nomeações já feitas por Bolsonaro, como para a presidência da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, que também têm o perfil favorável às privatizações. Ainda estão na mira de Bolsonaro estatais estratégicas para o país, como a Eletrobras, Correios, Banco do Brasil, entre outras.

Todas são empresas responsáveis por serviços e políticas que afetam diretamente a população. Colocá-las nas mãos do capital privado irá significar aumento dos preços dos combustíveis e da energia, encarecimento de juros e financiamento, entre outros prejuízos.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.  

Leia Também