Diretoria retifica edital da assembleia convocada para a próxima quinta-feira (6)

03/12/2018

Os impactos das políticas conservadoras nas universidades públicas e o recrudescimento dos ataques aos trabalhadores serão tratados na assembleia convocada para a próxima quinta-feira (6), às 16h30, ao lado da Adufs. A diretoria chama a categoria para ajudar a construir as futuras mobilizações, principalmente diante do Projeto de Lei (PL) do governo Rui Costa que aumenta a alíquota previdenciária paga pelo servidor. A luta contra o PL deve ser imediata, pois o governador deverá tentar colocá-lo em votação ainda este ano. O PL, assim como o Sistema Integrado de Segurança apresentado pela administração da Uefs, foram acrescidos à pauta da reunião deliberativa. A diretoria da seção sindical já lançou o edital retificado da assembleia.

O governo agrava ainda mais os prejuízos dos docentes quando anuncia medidas que irão comprometer o orçamento dos servidores. Os professores amargam a maior perda salarial dos últimos 20 anos, com índice de 20,41%. Hoje, para recompor as perdas será necessário um reajuste de 25,71%. Cálculos feitos pela diretoria da Adufs revelam que, com a suspensão do pagamento do reajuste linear, os docentes das instituições deixaram de receber, de janeiro até dezembro deste ano, valores consideráveis. Um docente Auxiliar A, em regime de Dedicação Exclusiva (DE), por exemplo, perdeu R$ 51.177,34. Já o professor Pleno acumula prejuízos de R$ 127.847,46.

O ano vigente está terminando sem que o governor Rui Costa se disponha a convocar mesas de negociação com a categoria. Por isso, a diretoria da Adufs reforça a importância de os professores se fazerem presentes à assembleia na próxima quinta-feira (6). Na ocasião, ainda serão tratados outros pontos importantes para o fortalecimento da categoria. 

Leia Também