Em assembleia, docentes discutirão os novos rumos da luta

26/11/2018

O ano está terminando e, com ele, a possibilidade de o governo Rui Costa convocar mesas de negociação com os professores para tratar sobre a pauta 2018, apesar das intensas e constantes cobranças da categoria. Por entender que o atendimento às reivindicações advém da pressão política, como revela o histórico de lutas do Movimento Docente, a diretoria da Adufs, em conformidade com o Fórum das ADs, convocará assembleia para esta terça-feira (27). O objetivo do encontro é discutir os próximos passos da mobilização e a possibilidade de radicalizar as ações.

A assembleia será realizada às 16h30, ao lado da Adufs. Os docentes da Uefs irão discutir a pauta 2019, que deve manter, com atualizações, os pontos do documento protocolado no ano passado e que não foi negociado. O Fórum das ADs protocolará a pauta junto à Governadoria e algumas secretarias estaduais ainda este ano. Na ida ao Centro Administrativo (CAB) para entregar a pauta, o Fórum também irá reforçar o pedido de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sobre “O futuro da educação pública na Bahia”.

Na assembleia convocada para esta terça (27), os professores da Uefs ainda irão avaliar a organização de uma Assembleia Geral Universitária (AGU). A reunião foi indicada pelo Fórum das 12, após encontro que reforçou a luta unificada contra os ataques dos governos, tanto no âmbito federal quanto no estadual. A proposta de realização da AGU será apreciada nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) até meados de dezembro.

Além das assembleias gerais, o Fórum das 12 indicou a construção de um documento unitário dos docentes, estudantes e técnicos sobre a situação das Ueba. Os princípios básicos do referido documento tratarão de questões como: pauta estadual, contingenciamento orçamentário, defesa da educação pública e do pensamento crítico.

Outras pautas
Os docentes da Uefs também definirão, em assembleia, a comissão responsável pela condução do processo eleitoral que definirá a nova diretoria da Adufs, biênio 2018-2020. A Assessoria de Comunicação da Adufs divulgará o calendário eleitoral assim que definido.

Ainda serão eleitos os delegados que representarão a Adufs no 38º Congresso do ANDES-SN. O evento ocorrerá de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019, em Belém (PA). O tema central do 38º Congresso será “Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95”.   

Leia Também