Dia da Consciência Negra é lembrado com programação variada

19/11/2018

Para memorar o Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado nesta terça-feira (20), serão realizados debates, atividades lúdicas e de formação na Uefs. O evento, intitulado “Novembro dos negros e todos os oprimidos”, ocorrerá em 20, 26, 27, 28 e 29 deste. A promoção é de alguns setores da universidade, como o Colegiado de Pedagogia, a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Ações Estudantis (Propae) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), além da diretoria da Adufs.

Para o diretor da Adufs, Gean Santana, do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual do ANDES-SN (GTPCGDS), a data deve ser mais um momento para refletir sobre a condição do negro na sociedade brasileira, historicamente marcada por discriminação e violações, e de propor formas de enfrentamento às tais violências.

"Em função do atual contexto, ao invés de pensarmos só em avanços na luta contra o racismo, temos de nos preocupar também com possíveis retrocessos”, alertou o diretor. Gean Santana ainda afirma que a população negra obteve algumas conquistas ao longo da história, a exemplo das cotas nas universidades públicas e nos concursos. No entanto, o docente destaca que muito ainda deve ser conquistado. Gean Santana esteve presente à reunião que discutiu o formato das atividades realizadas para memorar o dia 20 de novembro na universidade.

Programação

No dia 20, às 8h, está prevista a apresentação do relatório “10 anos de ações afirmativas na Uefs” e, às 14h, a mesa sobre “Educação escolar quilombola: dilemas e desafios na perspectiva da comunidade”. Irão compor a mesa da atividade da tarde a professora da Uefs Sandra Nívea Soares, mais a doutoranda em história por esta universidade, Railma dos Santos. Ambas as ações ocorrerão no Anfiteatro do Módulo II.

Dias 26 e 27 deste mês, a partir das 8h, na sala 1 do prédio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), será oferecido o curso “As ações afirmativas como Política de Reparação e Inclusão”. A ação é voltada aos novos servidores.

Às 8h de 28 de novembro terá a mesa “Ações afirmativas na pós-graduação”. Às 14h, os participantes farão um debate sobre o processo de implantação, na Uefs, da Comissão de Verificação. Segundo a pró-reitora da Propae, Ana Maria Carvalho, a Comissão tem ajudado outras instituições de ensino superior a barrarem as fraudes no sistema de cotas. As ações acontecerão no Auditório Erivaldo Neves, localizado no Programa de Pós-graduação em História, módulo VII. No último dia, 29 de novembro, a comissão de organização da atividade fará um sarau com apresentação de música, pintura, exposição de fotografias e diversas manifestações artísticas. Será às 18h, na praça da Reitoria.   

Leia Também