Diretoria da Adufs reforça orientação jurídica do ANDES-SN em defesa da liberdade de cátedra

13/11/2018

Os ataques coordenados às universidades públicas brasileiras e as ameaças à autonomia dessas instituições criaram um clima de medo e tensão entre membros da comunidade acadêmica. A situação repercute ainda mais no cotidiano dos docentes, acusados por grupos da ultradireita reacionária, após o primeiro turno das eleições presidenciais, de doutrinação ideológica.

A diretoria da Adufs repudia, de forma veemente, o pensamento retrógrado, elitista, antipopular e preconceituoso que os setores ultraconservadores querem impor à educação pública, bem como a perseguição aos educadores que discutem temas contrários à esta forma de pensamento. Nesta conjuntura de retrocessos, a diretoria reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da liberdade de expressão, do livre exercício da docência e da garantia do pluralismo do debate nas instituições de ensino.

Os diretores da seção sindical também endossam o documento da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN que orienta os docentes sobre como proceder, caso sejam vítimas de ataques à autonomia e à liberdade de expressão em sala de aula.

Leia mais.

Leia Também