Docentes denunciam crise orçamentária nas universidades estaduais e arrocho salarial

27/09/2018

“Diante dos atuais problemas enfrentados pelas universidades estaduais baianas por conta do contingenciamento financeiro e dos ataques aos direitos trabalhistas, não tenho como não me envolver nas mobilizações e fortalecer o sindicato. A luta deve ser de todos nós”. Esta afirmação bem que poderia ser de um docente há tempo na Uefs; mas pertence ao jovem Thiago da Silva Santana, 31 anos, empossado no dia 5 deste mês. Lotado no Departamento de Saúde (Dsau), o servidor já procurou a sede da Adufs para filiar-se. O professor, juntamente com outros novos e antigos colegas de profissão da instituição, endossou o protesto realizado nesta quinta-feira (27), em frente à Prefeitura Municipal.

Na rua, faixas, camisas e bandeiras denunciaram o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos, o desrespeito aos direitos trabalhistas, o subfinanciamento das universidades e o não pagamento da reposição inflacionária aos servidores. Todos os ataques são impostos pelo governo do Estado. O grupo de samba de roda União do Samba reforçou a mobilização.

A diretoria da Adufs serviu aos docentes e transeuntes um almoço, que teve em seu cardápio um Caruru pela educação pública. Nesta quinta-feira (27), as atividades acadêmicas foram paralisadas, conforme aprovado em assembleia realizada na última segunda-feira (24). Os professores das demais instituições estaduais baianas também organizaram atos públicos. Somente na Uneb não houve a suspensão das atividades. A mobilização integra o Dia Nacional de Lutas, organizado pelo ANDES-SN.

Caruru foi distribuído no Centro da cidade

Em sua fala, a diretora Marilene Lopes relatou os problemas enfrentados pela Uefs, ressaltou a contribuição da instituição para a formação de cidadãos e profissionais e convidou a população a defender a instituição. “A universidade enfrenta uma grave crise financeira. Servidores estão sendo massacrados. Programas de pesquisa e projetos que beneficiam a população de Feira de Santana e região estão sendo prejudicados ou podem ser extintos”, esclareceu.

Veja as fotos no Facebook da Adufs.

Ato dia 29
Os docentes da Uefs marcarão presença na manifestação a ser realizada no próximo sábado (29) contra a defesa explícita do machismo, fascismo, autoritarismo, racismo, lgbtfobia e misoginia. O ato público está marcado para às 9h, em frente à Prefeitura. A participação no protesto foi aprovada em assembleia.

Inicialmente, o ato público do dia 29 de setembro foi organizado por mulheres em todo o país, mas atualmente conta com o apoio de pessoas de diversos segmentos, inclusive com mobilizações internacionais.  

Leia Também