Reforma de Temer e a BNCC vão piorar ainda mais o Ensino Médio

18/09/2018

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que se propõem a serem os principais medidores da qualidade do ensino no Brasil, trouxe resultados preocupantes. Segundo um dos levantamentos que compõe os indicadores, a Prova Brasil, 7 em cada 10 alunos que concluem o ensino médio no país têm nível insuficiente em português e matemática, e só 4% têm conhecimento adequado.

Educadores e trabalhadores da Educação denunciam que mecanismos como o Ideb e o Saeb não ajudam no diagnóstico dos problemas no sistema de ensino. Isso porque comparam e nivelam situações desiguais e impõem metas, quando ao mesmo tempo não se garante as condições para que as escolas, compreendendo aí alunos e profissionais, alcancem tais índices.

Reforma do Ensino Médio
Diante de tal situação, o governo Temer apresenta a Reforma do Ensino Médio e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como se fossem a solução para o problema, quando, na verdade, é totalmente o contrário.

Na última reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, realizada de 17 a 19 de agosto, a Central dedicou um dia para debate sobre a situação do ensino no país e foram aprovadas resoluções em defesa da educação pública. O setor aponta a construção do 3° Encontro Nacional da Educação (ENE), a ser realizado em 2019, para a organização e luta em defesa da educação pública.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também