Assalto a docente da Uefs reacende debate sobre segurança dentro e fora do campus

18/09/2018

A segurança vem se tornando uma das grandes preocupações da sociedade. As informações sobre furtos, assassinatos e outras ocorrências assustam a todos. As universidades, que não permanecem alheias ao que acontece fora do ambiente acadêmico, vivem os reflexos do atual contexto e reproduzem esses conflitos. O fato ocorrido no dia 10 deste mês com uma docente da Uefs residente em Salvador, vítima de assalto enquanto seguia em direção, na capital baiana, ao ônibus fornecido pela instituição, reacendeu o debate sobre segurança entre membros da comunidade acadêmica. Abalada, a professora pediu, em conversa com a Assessoria de Comunicação da Adufs, que não fosse identificada.

A incapacidade do Estado em garantir direitos básicos à população, como saúde, educação e moradia, por exemplo, expõe uma grande parte dela à extrema pobreza e exclusão social. A falta de acesso a esses direitos contribui, em muitos casos, para a prática de diversos tipos de delitos. Para a diretoria da Adufs, a segurança dentro e fora do campus deve ser discutida amplamente por professores, estudantes e técnicos. “O aumento da violência sinaliza que precisamos da ampliação do Estado nas questões sociais, mais educação e saúde pública de qualidade, mais moradia e perspectiva de vida para nossa juventude, que, por não encontrá-las, é empurrada para a criminalidade”, avaliou o diretor Gean Santana.

Reflexão da diretoria

Nessa perspectiva, os diretores convidam a categoria a pensar, de forma coletiva, alternativas que tentem garantir mais segurança à comunidade acadêmica. Também propõe, no caso dos professores usuários dos ônibus que circulam entre Salvador e a Uefs, que sejam discutidas ações para solicitar à administração da Uefs intervenções que assegurem a integridade dos que usam o transporte entre Salvador e Feira de Santana. A diretoria ainda sugere que o governo do Estado seja acionado no sentido de encontrar uma solução para o problema.

No intuito de ampliar a discussão e organizar as ações, a diretoria da Adufs convida os docentes a participarem da assembleia desta quarta-feira (19), na qual o assunto será debatido no item: pauta interna. O espaço também está aberto para que a professora envolvida no assalto se manifeste, caso queira.

Breve relato sobre o assalto
Eram cerca de 5h40 quando a professora do Departamento de Tecnologia (DTEC) da Uefs, acompanhada do companheiro, desceu do seu veículo. O carro estava atrás dos dois ônibus que saem de Salvador com destino à Uefs. A docente caminhava um pouco à frente do companheiro e ambos seguiam para o final da fila onde outros servidores da universidade aguardavam a saída dos transportes. Neste momento, dois ladrões armados abordaram o companheiro da professora e ordenaram-no que abrisse o automóvel. Ele o abriu e continuou seguindo para a fila. Os ladrões voltaram ao carro para ligá-lo. Neste momento, uma outra professora chegou ao fim da fila e foi informada pelo casal que estava sendo assaltado. Avisada, a docente dirigiu-se ao início da fila para chamar a atenção dos demais e pedir que ligassem para a polícia.

Os ladrões, que não conseguiram ligar o carro, voltaram ao final da fila para avisar o ocorrido ao proprietário. Assustado, o companheiro da professora correu avisando a todos sobre o assalto. As pessoas que estavam na fila também correram e mais quatro assaltantes apareceram para furtar outros veículos. Momentos depois, a polícia chegou ao local e pediu que o companheiro da docente a acompanhasse na viatura, que seguiu em busca dos ladrões. Após perseguição policial e capotamento do carro furtado (que não foi o da professora do DTEC), a polícia prendeu dois assaltantes e recuperou os pertences de ambos.  

Leia Também