Em assembleia, docentes discutirão ato público e paralisação no dia 27

18/09/2018

A realização de um ato público e a paralisação das atividades acadêmicas, no dia 27 deste mês, serão discutidas na assembleia desta quarta-feira (19), às 9h, ao lado da sede da Adufs. A mobilização foi encaminhada pelo Fórum das ADs. O local do protesto em Feira de Santana será amplamente divulgado assim que definido.

A proposta do ato público é intensificar ainda mais as ações contra o descaso dos governos com o setor público e os servidores e, no caso da Bahia, forçar o governador Rui Costa e sua equipe a dar respostas à pauta de reivindicações protocolada em dezembro de 2017. A diretoria da Adufs entende que a categoria precisa manifestar sua indignação com a política dos gestores públicos nas ruas, quer seja para denunciar o sucateamento das instituições e cobrar uma solução, quer seja para sensibilizar a população sobre os problemas que podem inviabilizar o funcionamento das atividades nestes locais.

A diretoria da Adufs defende que a mobilização é a ferramenta capaz de tirar o governo estadual da zona de conforto e forçá-lo a convocar a mesa de negociação com a categoria. Por isso, é fundamental que os docentes se empenhem na construção da luta em defesa das Ueba.

Demais pautas
Ainda na assembleia, os professores discutirão a pauta interna da Uefs e apreciarão a prestação de contas da atual diretoria no período entre janeiro de 2017 e junho deste ano. A diretoria também lançará a campanha de sindicalização da Adufs.

A pauta interna vem sendo discutida pelo comando de mobilização do movimento docente e pelos diretores dos departamentos da Uefs. As dificuldades existentes em cada setor e nos cursos vinculados a estes irão compor um documento que será utilizado pela categoria para cobrar respostas ao governo Rui Costa e à administração da Uefs.

Mobilização nacional
O Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) do ANDES-SN está organizando uma mobilização para o dia 27 de setembro.

O Setor fará um Dia Nacional de Luta nesta data, quando docentes de todo o país farão manifestações por financiamento público, carreira, salário e previdência. 

Leia Também