Em cerimônia com novos professores, diretoria exibe materiais da campanha de sindicalização

17/09/2018

A diretoria da Adufs esteve presente em mais uma cerimônia de acolhimento aos novos professores da Uefs, nesta segunda-feira (17), com o objetivo de convocá-los a fortalecerem ainda mais o movimento docente e apresentar a campanha de sindicalização. Os presentes foram convidados a conhecer a sede da seção sindical e a sindicalizar-se.

Os diretores contextualizaram o surgimento da Adufs, falaram sobre a sua importante contribuição à luta em defesa da educação pública e da carreira docente, ressaltaram algumas das diversas conquistas e frisaram que todas as melhorias só foram alcançadas por conta da força do movimento docente. “Se nós não nos mobilizarmos, não conseguiremos negociar nossas reivindicações. Para termos força, é necessária a presença de um número cada vez maior de professores no processo de construção da luta”, disse o diretor André Uzêda.

Marilene Lopes, também diretora da Adufs, acrescentou que desde quando a Associação dos Docentes foi instituída, em 1981, a luta dos professores sempre foi concomitante à dos demais trabalhadores que reivindicam emprego, transporte, moradia e saúde.

"Comecei a conhecer um pouco sobre a Adufs quando me inscrevi no concurso para a seleção de professores. A partir de então, passei a acessar o seu site e as redes sociais. Vi a intensa luta contra o governo Rui Costa para garantir a posse dos aprovados nos concursos públicos, para derrubar o PrevBahia, por melhores salários, orçamento e respeito aos direitos trabalhistas. Vou me engajar na luta junto aos demais colegas”, disse, animada, a professora Adriana Queiroz, empossada no dia 5 de setembro. 

Campanha de sindicalização
Além de falar sobre a campanha de sindicalização, a diretoria da Adufs exibiu as peças produzidas para a sua divulgação. O slogan da campanha é A força do sindicato está em seus filiados. Juntos somos mais fortes. Sindicalize-se!

Marilene Lopes convidou os presentes a comparecerem à assembleia a ser realizada na próxima quarta-feira (19), quando será lançada a campanha. Também integram os pontos da assembleia, a pauta interna e a mobilização com a paralisação das atividades acadêmicas no dia 27 de setembro.

PrevBahia
Indignados com a presença e a fala de representantes da Fundação de Previdência Complementar (Prevbahia) na cerimônia, os diretores não deixaram de alertar aos presentes que a adesão ao plano aprovado pelo governo Rui Costa é um engodo.

Os diretores explicaram, conforme denúncia já feita pela Adufs, que o PrevBahia é um fundo de previdência privado que acaba com a aposentadoria integral e estabelece, para a aposentadoria, o teto do INSS, atualmente no valor de R$ 5.645,81. Todos os trabalhadores que ingressaram no funcionalismo público depois de 29 de julho de 2016 (data da regulamentação), após se aposentarem, perderão a paridade salarial com os trabalhadores ativos.

A cerimônia de acolhimento aos novos professores foi organizada pela Pró-reitoria de Graduação da Uefs (Prograd) e aconteceu no Auditório do Módulo IV. Também estiveram presentes representantes da administração da Uefs.  

Leia Também