Fórum das ADs fará reunião nesta semana

10/09/2018

A pauta estadual e o protesto a ser realizado no dia 27 deste mês serão discutidos na reunião do Fórum das ADs, marcada para a próxima quinta-feira (13), às 9h, na sede da Adufs. No último encontro, ocorrido no dia 3 de agosto, os diretores indicaram a realização de assembleias nas quatro universidades estaduais para que a categoria avalie a paralisação das atividades acadêmicas no dia do ato público.

A proposta do Fórum das ADs é intensificar as mobilizações para forçar o governo Rui Costa a dar respostas à pauta de reivindicações protocolada em dezembro de 2017, mas que durante esses nove meses vem sendo tratada com total descaso pelos gestores públicos. A categoria vem, insistentemente, protocolando documentos nas secretarias governamentais solicitando reuniões de negociação, sem quaisquer considerações por parte de seus titulares.

Já são três anos sem reajuste salarial e perdas que chegam a 21,1%. Centenas de docentes não usufruem de seus direitos trabalhistas, como promoções e mudança de regime, que não são concedidos pelo governo. Soma-se ao atual contexto, o contingenciamento orçamentário, que vem precarizando as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades estaduais. Na tentativa de extrapolar todas as formas de negociação antes da radicalização do movimento, os professores das quatro instituições já aprovaram o indicativo de greve.

Dia Nacional de Lutas
A manifestação proposta para o dia 27 de setembro integra as ações encaminhadas pelo Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) do ANDES-SN.

Em todo o país, os docentes irão às ruas em luta por financiamento público, carreira, salário e previdência. 

Leia Também