Mobilização da Uneb faz governo recuar e pagar os salários cortados de docentes e técnicos

27/08/2018

Após a forte indignação e revolta dos professores e técnicos da Uneb, que contaram com o apoio da reitoria, quinta-feira (23), o governador Rui Costa foi obrigado a recuar e informar que efetuará o pagamento dos seis dias de salários cortados dos docentes da universidade. A ação truculenta do governo do estado veio em represália à paralisação, de 06 a 11 de agosto, realizada pela categoria docente, deliberada em assembleia geral, contra vários problemas na Uneb, entre eles a ameaça de corte das passagens docentes (leia mais).

Os servidores técnicos também receberão pelo dia anteriormente cortado, devido à paralisação do dia 16. 

Pagamento
De acordo com a reitoria da Uneb, a recomposição salarial será realizada por meio de folha complementar, que virá junto com o pagamento habitual, em 31 de agosto. Em contrapartida, a Reitoria apresentará à Secretaria da Administração (Saeb) um plano de compensação de carga horária. A ADUNEB ressalta que após as paralisações, tradicionalmente, por responsabilidade com a Uneb e com a formação dos estudantes, todas as atividades acadêmicas sempre são repostas.

Apesar das notas da reitoria da Uneb que informaram o retorno do pagamento, por não confiar no governo da Bahia, uma das deliberações da categoria docente, neste dia 23, foi agendar nova assembleia para 31 de agosto, justamente o dia do pagamento. Caso o governo descumpra o acordado, em pauta estarão o corte dos salários e a discussão sobre uma possível greve. A intenção é que a atividade seja realizada em conjunto com os servidores técnico-administrativos da universidade. 

Leia mais.

Fonte: Ascom Aduneb. 

Leia Também