Orçamento é tema do X Encontro do Setor das Imes/Iees

02/10/2012

Os professores Delmar Carvalho, Maslowa Freitas, além de Gracinete Sousa, 2ª tesoureira da Regional Nordeste III, e Gean Santana, diretor da Adufs e 2º vice-presidente do Andes SN, marcaram presença no X Encontro Nacional do Setor das Imes/Iees, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de setembro, em Brasília.

Com a presença de 26 Seções Sindicais das universidades estaduais brasileiras, os presentes participaram de minicurso com o tema Conceitos de Orçamento Público como subsídio para as negociações com os governo e depois discutiram sobre Financiamento das Instituições de Educação Superior (IES) públicas e Desdobramentos da Reforma da Previdência. A Atualização do Plano de Lutas do Setor  também fez parte do debate.

Para o professor Delmar Carvalho, o “encontro reforça a posição das Instituições Estaduais/Municipais no âmbito do cenário nacional da Educação Superior e permite que as mesmas possam discutir e compartilhar experiências que contribuam para reafirmar a importância que têm no ensino público. Os temas apresentados nos remetem à necessidade de aprofundar cada vez mais as discussões em defesa das universidades públicas”.

Já Gracinete Souza disse que o “encontro foi produtivo, o minicurso foi importante para entendermos sobre orçamento e a discussão sobre financiamento mostrou que a luta é igual aos outros estados, com poucas diferenças. Defendo que temos que exigir verbas para as universidades públicas”.

Os encontros têm se constituído em espaços importantes para o fortalecimento do Setor dentro do Sindicato Nacional, traduzindo sua crescente importância em relação à Educação Superior no país.

Leia Também