Setor das Iees/Imes e Ifes define agenda unificada de luta

30/07/2018

Docentes das instituições estaduais, municipais e federais de ensino superior (Iees/Imes e Ifes), reunidos no último final de semana (28 e 29 de julho), na sede do ANDES-SN, em Brasília, aprovaram uma agenda comum de atividades. Após dois dias de debates também foi definido que o XVI Encontro Nacional do Setor IEES/IMES ocorrerá entre 21 e 23 de setembro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campo dos Goytacazes (RJ). Estiveram presentes representantes de 14 seções sindicais. Representou a Adufs o diretor Gean Santana.

Entre as ações comuns a serem realizadas pelos docentes dos setores estão: participar, no dia 3 de agosto, da audiência pública realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para debater a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que trata da despenalização do aborto no país; endossar o Dia Nacional de Paralisação e Manifestações, convocada por centrais sindicais do país para 10 de agosto; construir o Dia Unificado Nacional de Luta contra o Assédio Moral e Sexual nas instituições de ensino superior, em 17 de outubro; além de endossar as atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro.

Gean Santana observa que a reunião foi uma das mais participativas dos últimos cinco anos. “O conjunto dos ataques implementados pelos governadores tem levado as seções sindicais a buscarem ações conjuntas. Apesar da diferença na forma e intensidade dos ataques, os governadores estão unificados e articulados no objetivo de eliminar os serviços públicos. Os exemplos são diversos e incluem o estrangulamento orçamentário imposto pelo governo Rui Costa às Ueba, a ofensiva à Dedicação Exclusiva no Paraná e os atrasos nos salários dos servidores em alguns estados brasileiros”.  

Leia Também