Greve mobiliza trabalhadores de diversas categorias

25/09/2012

Categorias de trabalhadores estão mobilizados em prol da campanha salarial. Os bancários, em greve desde o dia 18 de setembro, se reúnem nesta terça-feira (25) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para negociação da pauta de reivindicações.

Até o momento, são mais de nove mil agências fechadas em todo o país. A intenção é aumentar a mobilização, uma vez que a categoria não aceita o aumento real de 0,58% oferecido pela Fenaban. Os bancários também querem propostas na área da Segurança.

O comando de negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) também fez uma reunião na segunda (24) para avaliação do movimento. A ministra Kátia Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcou para esta terça-feira (25), uma segunda audiência de conciliação entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Fentect. A ministra é a relatora do processo de dissídio coletivo ajuizado pela empresa em razão da greve dos trabalhadores. A paralisação atinge 21 estados e o Distrito Federal. A categoria pede 43,7% de reajuste referente às perdas salariais acumuladas desde 1994, R$ 200 de aumento linear e piso salarial de R$ 2,5 mil.

A mobilização também atinge os petroleiros e trabalhadores gráficos. A Diretoria Executiva da Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) decidiu, por unanimidade, indicar a rejeição da proposta apresentada pela Petrobrás. 

Os metalúrgicos, por sua vez, estão na luta por aumento real, valorização dos pisos, licença-maternidade de 180 dias, redução da jornada, entre outras reivindicações.

Veja mais no site da CSP Conlutas

Leia Também