Fórum das ADs discute ações de radicalização

16/07/2018

No dia 3 de julho deste, o Fórum das ADs reuniu-se na Aduneb para discutir os próximos passos da luta. Os professores refletiram sobre a avaliação das categorias nas últimas rodadas de assembleias e apontaram para a necessidade de novas ações de radicalização. Foi proposto que as diretorias das associações docentes discutam, durante os recessos acadêmicos, o indicativo de greve, novas rodadas de assembleias e um calendário de mobilização unificado para a volta às aulas.

As representações docentes avaliaram também a participação no Cortejo Dois de Julho e novas inserções da campanha de mídia durante o mês de julho. A próxima reunião do Fórum ocorrerá em Ilhéus, na Adusc, no dia 3 de agosto. Ainda está na agenda a reunião do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, no dia 4 de agosto, também em Ilhéus.

“Esta é a primeira vez, desde 1990, que amargamos mais de três anos de congelamento salarial. A disposição das diretorias é de seguir pautando essa situação até que o governador dialogue com o movimento docente e apresente uma alternativa”, afirmou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs.

Calculadora de perdas
Para que os professores visualizem melhor o arrocho salarial, o Fórum das ADs disponibilizou uma calculadora de perdas que permite que os docentes descubram o quanto perdeu do seu salário com o arrocho salarial.

Acesse a calculadora clicando aqui.

Há mais de 260 dias, o Fórum das ADs protocolou a pauta de reivindicações 2018. Além da questão salarial, o contexto atual é também de redução da verba de custeio e investimento das universidades estaduais e de cerceamento aos direitos. Mesmo com o empenho das representações docentes e várias ações de luta, o governo e seus representantes não flexibilizam as suas posições. Já são seis meses sem nenhuma reunião agendada. Como resposta ao descaso, atualmente os professores da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc estão com indicativo de greve aprovado.

Fonte: Ascom Fórum das ADs  

Leia Também