Comunidade acadêmica da Uefs protesta para forçar o governo a nomear aprovados em concursos

16/07/2018

Mobilização com panfletagem no pórtico da Uefs, a partir das 7h desta terça-feira (17), e paralisação das atividades acadêmicas com ato público em frente à Prefeitura Municipal, às 8h30 da próxima quarta (18), serão algumas das atividades realizadas nesta semana por professores, estudantes e técnico-administrativos da universidade. Os protestos, já aprovados em assembleia da categoria, foram discutidos e endossados em reunião convocada pelo Comando de Mobilização do Movimento Docente (MD) com as entidades representativas dos discentes e técnicos.

Ainda nesta terça (17) será realizada panfletagem na entrada lateral da universidade. Mais tarde, às 16h, na praça do Borogodó (Módulo VII), está programada uma oficina de cartazes com a apresentação de algumas reivindicações.

De forma unificada, as três categorias intensificarão a luta contra o Parecer nº 034/2018 da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir que sejam nomeados os aprovados nos concursos públicos realizados neste ano. A sanção das determinações previstas no documento poderá, definitivamente, inviabilizar as atividades acadêmicas já no semestre 2018.2. Além disso, servidores e discentes pretendem envolver a comunidade externa no processo de construção da luta em defesa das universidades estaduais e conscientizá-la sobre como pode ser prejudicada pelos problemas vividos na universidade.

Durante os protestos, as categorias ainda denunciarão os demais ataques do governo Rui Costa às instituições e a minuta de resolução do professor colaborador, que institui o Programa de Participação dos Professores Colaboradores (PIPPC) nas Atividades de Graduação da Uefs. A diretoria da Adufs entende que em uma conjuntura de ataques à educação pública, a regulamentação da docência voluntária legitima a precarização das condições de trabalho e pode abrir precedentes que ameaçam a abertura de novas vagas por meio da realização de concursos públicos.

Reunião entre entidades
A reunião entre o Comando de Mobilização e as entidades representativas dos discentes e técnicos da Uefs ocorreu na última quinta-feira (12), na sede da Adufs. Os presentes relataram os graves problemas vividos pelas categorias e destacaram as pautas de reivindicações.

O corte na verba de custeio e investimento das universidades; a falta de professores no quadro efetivo; e o não pagamento do reajuste linear, referente aos anos de 2015, 2016 e 2017, foram alguns dos problemas relatados. Nas falas dos representanets das categorias, a necessidade de construção do restaurante para os trabalhadores da instituição; da ampliação do Restaurante Universitário e da construção de um prédio para funcionamento do Centro de Educação Básica (CEB).

Uma nova agenda de atividades será discutida no dia 19, às 14h, na sede da Adufs.

Leia Também