Presentes no Bando Anunciador, docentes da Uefs denunciam o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos

09/07/2018

Por entender que os eventos populares de rua também são espaços de disputa política e de visibilidade da luta da categoria, docentes da Uefs somaram-se às centenas de pessoas que ocuparam algumas das vias do Centro de Feira de Santana, logo no início da manhã de domingo (8), para compor o Bando Anunciador.

Momentos lúdicos e de protesto revezaram-se durante mais um ano no secular movimento cultural, reafirmando o grande potencial do Bando para a exposição das reivindicações de diversas associações de bairro, entidades, movimentos sociais, partidos políticos e civis.

Durante a atividade, que abre as comemorações de Senhora Santana, padroeira do município, os docentes da Uefs denunciaram o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos e o sucateamento das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), impostos pelo governo Rui Costa. A Orquestra Maravilha, juntamente com camisas, bandeiras, ventarolas e adesivos, foram os instrumentos de luta utilizados para dar ainda mais visibilidade à pauta.

A professora Gracinete Souza, lotada no Departamento de Ciências Exatas da Uefs (Dexa), avalia que utilizar o espaço do Bando Anunciador para expor as reivindicações do Movimento Docente (MD) é, também, dialogar com a população. “Pela característica do Bando, cabe nosso protesto. Assim, a população é informada sobre as nossas pautas e sobre o motivo pelo qual estamos nos manifestando. O ato foi bastante interessante”. 

Percurso
O dia ainda é de céu parcialmente escuro, como ocorre tradicionalmente todos os anos, quando moradores saem de variados bairros de Feira de Santana para se integrarem à concentração do Bando Anunciador, que ocorre na Praça Padre Ovídio, às 7h.

De lá, o grupo segue pela rua Conselheiro Franco, passa pela Igreja dos Remédios, Rua 18 de Setembro, avenidas Senhor dos Passos, Marechal Deodoro e Beco do Mocó, até retornar à Praça da Matriz, onde finaliza-se a manifestação. 

Leia mais.

Veja as fotos no Facebook da Adufs.

Leia Também