Deputados na Argentina aprovam aborto legal e gratuito até 14ª semana de gravidez

18/06/2018

Após uma sessão que durou quase 24h, a Câmara de Deputados da Argentina aprovou, no dia 14 deste, a legalização do aborto no país. Com a decisão, as mulheres poderão interromper a gravidez, de forma legal e segura, até a 14ª semana. Foram 131 votos favoráveis e 123contrários.

Acima do prazo de 14 semanas, o aborto só será permitido se houver risco de vida para a mulher, má formação do feto incompatível com a vida ou em caso de estupro. O projeto agora irá para discussão no Senado e depois para a sanção do presidente Maurício Macri.

A votação coloca a Argentina, junto com Uruguai e Cuba, na lista de países da América Latina onde o aborto é legalizado. É uma grande vitória para as mulheres argentinas. O aborto passa a ser encarado como deve ser: como um caso de saúde pública.

“No Brasil, também devemos seguir o exemplo das argentinas e tomar as ruas para também arrancar nossas conquistas”, comemorou a integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e do Movimento Mulheres em Luta (MML), Marcela Azevedo.

A CSP-Conlutas se solidariza e comemora a luta das argentinas pela descriminalização e legalização do aborto naquele país.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também