Manifestantes unificam luta em apoio aos caminhoneiros e petroleiros

05/06/2018

Trabalhadores de vários segmentos e estudantes ocuparam algumas das principais vias de Feira de Santana em apoio às greves dos caminhoneiros e petroleiros e contra a privatização da Petrobras. Por onde passou, a mobilização teve o apoio da população que, a pé ou em veículos, aplaudiu os manifestantes. O protesto ocorreu quarta-feira (30), data convocada por diversas entidades e centrais sindicais do Brasil como Dia Nacional de Luta.

Nas falas, os manifestantes reivindicaram uma sociedade mais democrática e igualitária, na qual a política econômica garanta os direitos sociais e melhores condições de vida à maioria da população. Sendo assim, foram exigidas a mudança na política de preços praticada pela Petrobras, a saída do presidente da estatal, Pedro Parente, e repudiados o governo Temer e o decreto que autorizou a intervenção militar e das forças federais de repressão para acabar a greve dos caminhoneiros. Alguns presentes ao ato público também ressaltaram a necessidade de os sindicatos se mobilizarem rumo à deflagração de uma nova Greve Geral.

O ato em Feira de Santana contou com a participação de funcionários dos Correios, da educação básica e superior, incluindo docentes e técnico-administrativos da Uefs, trabalhadores rurais, metalúrgicos, servidores previdenciários e representantes de partidos políticos e do movimento negro.

O grupo concentrou-se na Praça de Alimentação, centro da cidade, às 16h. Depois, seguiu pela Avenida Getúlio Vargas, rumo à Prefeitura Municipal, passou pela Avenida Senhor dos Passos e encerrou o protesto no Monumento ao Caminhoneiro, na Avenida Presidente Dutra. 

Leia Também