Ocupação contra o ajuste fiscal completou um ano no dia 24

29/05/2018

No dia 24 de maio de 2017, há um ano e cinco dias, mais de 150 mil pessoas ocuparam as ruas de Brasília, em uma das maiores mobilizações de trabalhadores e movimentos sociais da história da capital federal. A marcha Ocupe Brasília tinha como eixos a rejeição às Reformas da Previdência e Trabalhista e a luta pela revogação da Lei das Terceirizações e pelo Fora Temer e foi fundamental para que os ataques à previdência dos brasileiros ainda não tenham sido aprovados.

Participaram da Ocupe Brasília trabalhadores, estudantes e militantes de movimentos sociais de todos os estados do Brasil. A concentração da manifestação começou nas primeiras horas da manhã, na medida em que os ônibus chegavam de norte a sul do país no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, no centro de Brasília. De lá, já perto das 12h, começaram a sair os primeiros blocos de manifestantes rumo à Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar (PM) do Distrito Federal realizou revistas nos manifestantes em seu percurso da Esplanada e impôs bloqueios à entrada de manifestantes na Praça dos Três Poderes, colocando barreiras antes do espelho d’água do Congresso Nacional.

Tão grande era o ato que os manifestantes que estavam na parte de trás demoraram quase duas horas para chegar ao final da Esplanada. Lá, a PM, comandada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), realizou durante horas uma repressão incessante: milhares de bombas foram lançadas contra os trabalhadores, assim como gás de pimenta e tiros de bala de borracha para impedir o direito à manifestação. Os policiais chegaram a atacar os manifestantes de helicópteros.

Em reação à brutal violência da polícia, manifestantes se defenderam queimando pneus e montando barricadas.

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Leia Também