Fórum das ADs indica calendário de mobilização para os próximos dias

22/05/2018

Em reunião, o Fórum das ADs discutiu os próximos passos da luta. Os docentes fizeram uma avaliação sobre a inflexibilidade do governo Rui Costa (PT) para dialogar com o movimento e a insatisfação crescente dos professores diante do maior arrocho salarial dos últimos 20 anos. Foi encaminhada uma nova ação na Governadoria, que ocorreu na última terça (15) (leia mais). Além de protocolar novos documentos nas instâncias governamentais, foi apontado também um calendário de mobilização com rodadas de assembleias e iniciativas locais. O encontro do Fórum ocorreu na última segunda-feira (14), na Adufs.

Em destaque no calendário de maio está a Semana Nacional de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, que ocorrerá de 21 a 25 de maio em todo o país. Na Bahia, o Fórum apontou a realização de saraus locais em cada universidade estadual com o tema “AS UEBA RESISTEM”. A proposta é fortalecer a resistência através da arte e cultura. Além dos saraus, será publicado também nessa semana uma matéria especial do Fórum das ADs sobre as contrarreformas na Educação.

Rodadas de assembleias
O Fórum das ADs também indicou uma rodada de assembleias entre os dias 28 e 30 de maio. Estão previstos nos pontos de pauta análise de conjuntura, pauta interna e a escolha do delegado para o 63º Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (CONAD), que este ano terá o tema "Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica”. Na Uefs, a assembleia será realizada no dia 29, em horário e local a serem definidos.

A próxima reunião do Fórum das ADs ocorrerá em Vitória da Conquista, na Adusb, no dia 7 de junho.

Confira o calendário do mês de maio completo.

Ida à Governadoria
O Fórum das ADs esteve na Governadoria e nas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da (Administração Saeb), na última terça (15), em busca de diálogo. Na oportunidade, foi protocolado, novamente, um documento que ratifica a pauta de reivindicações 2018 e a necessidade de resolver as demandas do movimento docente. Junto ao novo ofício foram anexadas cópias dos documentos protocolados nos dias 18 de dezembro de 2017 e 20 de março de 2018. 

Leia o documento na íntegra.

Mesmo após a tentativa de negociação no dia 26 de março deste ano com o subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, o governador Rui Costa se mantém em silêncio. Apesar de Pitombo ter reconhecido os problemas e se comprometido em marcar uma reunião entre o governo e a categoria; até então, não houve nenhum retorno dos gestores. Além do silêncio sobre a pauta de reivindicações, a Assembleia Legislativa da Bahia também permanece omissa sobre solicitação dos professores de marcar uma audiência pública com o tema "Desafios do ensino superior público da Bahia". O documento com o pedido da audiência foi protocolado em julho de 2017. Leia mais.

Assista ao vídeo do Fórum das ADs na governadoria. 

Inflexibilidade e perdas de direitos
Há mais de 220 dias, o governo não se reúne com o movimento. Na prática, já são três anos sem negociação. Desde a forte e vitoriosa greve de 2015, o governo estadual não flexibiliza as suas posições. Os reflexos desse descaso são os problemas que só se acumulam e refletem na vida de milhares de estudantes e trabalhadores.

No que diz respeito aos direitos trabalhistas, já são quase quatro anos de salários congelados. Segundo o Dieese, esse já é o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos. Além do salário, o governo também não respeita o Estatuto do Magistério Superior. Centenas de professores estão há anos aguardando as promoções, progressões e mudança de regime de trabalho.

O sucateamento das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) também é outro problema. O governo aplica uma política de contingenciamento orçamentário que prejudica o ensino, pesquisa e extensão das instituições. De 2013 a 2017, as universidades acumularam um corte de mais de 200 milhões no custeio e investimento.

Como resposta ao descaso, atualmente os docentes das quatro universidades estão com indicativo de greve aprovado.

Leia mais sobre a pauta de reivindicações 2018.

Fonte: Ascom Fórum das ADs, com edição. 

Leia Também