Abolição da escravidão completará 130 anos sem reparações

07/05/2018

No próximo dia 13 de maio completam-se 130 anos da abolição da escravidão no Brasil. Passado todo esse tempo, o povo negro não tem nada a comemorar. Por isso, é preciso reafirmar a tradição da luta e transformar esse data no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

Como parte das ações, o Setorial de Negros e Negras da CSP-Conlutas irá exigir reparações para os negros e negras. Os atos e ações terão o mote “130 anos de abolição sem políticas de reparações”.

Serão realizadas manifestações nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão. No Rio de Janeiro, em Madureira, a marcha ocorrerá no dia 12 deste e denunciará a intervenção militar, que tem como objetivo reprimir a população pobre e negra das favelas e periferias. Os manifestantes ainda exigirão a punição dos torturadores do regime militar, a apuração rigorosa do assassinato de Marielle, Anderson e dos jovens de Maricá e o fim da intervenção militar no Rio.

No Maranhão, o ato ocorrerá em São Luís, no bairro da Liberdade, considerado o maior quilombo urbano dessa cidade, e que no mês de maio completará 100 anos. A ação também será no dia 12 de maio. Nos estados que sediarão os atos já estão sendo realizadas atividades preparatórias com reuniões semanais, formação a partir de temas do evento, panfletagem, estudos, mobilização de entidades do movimento negro e de outros setores.

Os manifestantes irão exigir a reparação dos crimes da escravidão e do racismo com reforma agrária, titulações das terras de quilombolas, implementação da lei nº 10.636, ampliação da política de ações afirmativas e das cotas nas universidades e serviços públicos, entre outras reivindicações.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também