ADs definem mobilização: 9 de outubro será Dia Estadual de Luta nas UEBA

20/09/2012

As diretorias das ADs aprovaram o calendário de mobilização da categoria e definiram algumas atividades que serão realizadas até o final do ano. A iniciativa é uma reação ao descaso do governo Wagner diante da reivindicação dos professores pelo reajuste salarial de 28% e a falta de atendimento dos demais pontos da pauta de reivindicações. As negociações sequer foram iniciadas, pois os representantes do governo não se dispuseram a dialogar com o MD.

Nesta quinta-feira (20/09), o Fórum das ADs irá até as secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e da Administração (Saeb) tentar marcar uma audiência para propor a discussão da pauta. Também está prevista uma mobilização na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para denunciar a inércia e a falta de vontade política do governo em receber os docentes das UEBA.

Em 9 de outubro, data que marca o Dia Estadual de Luta, cada uma das ADs realizará uma Caminhada pela Educação, no turno matutino, e assembleia pela tarde para avaliar  o calendário de mobilização, que foi indicado pelo Fórum, e a paralisação das atividades acadêmicas. A primeira paralisação deve acontecer no dia 24 de outubro e, a segunda, no dia 22 de novembro com Ato Público na governadoria, às 9 horas. No dia 11 de novembro haverá nova reunião do Fórum das ADs, e outra, em data a ser definida, com o Fórum das 12, que reúne as entidades de estudantes e técnico-administrativos das quatro UEBA.

Entre as atividades previstas para fortalecer a campanha salarial e construir o embate com o governo, está a realização do XI Encontro dos Docentes das UEBA, com data sugerida pelo Fórum das ADs para acontecer entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro deste ano.

A reunião do Fórum das ADs ainda avaliou as peças da campanha de mídia – outdoor e cartazes -, que em breve serão divulgadas, além de camisas a serem distribuídas com os docentes. Cada uma das ADs volta a se reunir em assembleia para discutir as diretrizes do movimento docente frente às reivindicações da categoria.

Os participantes da reunião também aprovaram o envio de uma Moção de Repúdio ao Senado contra o Projeto de Lei (PL) nº 710/2011, que pretende disciplinar o direito de greve para o funcionalismo público.

Leia Também