28 de abril é Dia Internacional de Luta em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

02/05/2018

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, por ano, mais de 300 milhões de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho no mundo. Destes, 2,3 milhões são fatais. Números que ultrapassam a mortes de civis na guerra da Síria, que, em um período de cinco anos, matou cerca de 470 mil pessoas. Para marcar a resistência dos trabalhadores contra essa estatística, 28 é lembrado como Dia Internacional de Luta em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No Brasil, um acidente de trabalho ocorre a cada 48 segundos e, aproximadamente, a cada quatro horas uma pessoa morre na mesma circunstância, segundo o Ministério do Trabalho. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2017, ocorreram cerca de 350 mil casos de acidentes de trabalho (CATs). Em fevereiro de 2018, foram constatados por volta de 18 mil acidentes de trabalho no país.

Outro fato alarmante são as vítimas de doenças psicológicas. De acordo com dados do INSS, no ano passado, a depressão foi a décima terceira causa de afastamento. O estresse grave e transtornos de adaptação configuraram o sexto lugar de afastamento, com mais três mil trabalhadores integrando essa estatística.

O adoecimento, acidentes e mortes da classe trabalhadora é a consequência direta da superexploração imposta pelo sistema capitalista. Em busca do lucro a qualquer custo, as empresas e os governos tratam os trabalhadores como meras peças que podem ser descartadas, sem que haja preocupação com a saúde e segurança dos funcionários.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também