ANDES-SN organiza publicação sobre financiamento da educação e C&T públicas

17/04/2018

Os Grupos de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTC&T), de Política Educacional (GTPE) e do GT-Verbas do ANDES-SN se reuniram na sede do Sindicato Nacional, em Brasília, para debater, conjuntamente, a crise no financiamento das universidades e da ciência no Brasil. Como resultado, os docentes apontaram os eixos para um documento que está sendo produzido e será amplamente distribuído para municiar a luta em defesa da Educação e da produção de Ciência e Tecnologia públicas no país. O encontro ocorreu nos dias 7 e 8 de abril.

No mesmo final de semana, durante reunião do GT de C&T do ANDES-SN, a Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do Sindicato Nacional apresentou pareceres sobre as legislações referentes ao Marco Legal de CTI: a Lei nº 13243, os vetos a essa lei e o Decreto nº 9.283/2018, que normatiza o Marco Legal de Ciência. De acordo com o 3º tesoureiro do ANDES-SN, Epitácio Macário, a AJN apresentou vários ‘furos’ e inconstitucionalidades presentes no decreto do Marco Legal, como o compartilhamento do recurso público.

A realização da reunião dos GT é uma deliberação do 37º Congresso do ANDES-SN, realizado em janeiro desse ano, em Salvador.

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também