Diretoria da Adufs participa de reunião conjunta dos Setores das Ifes, Iees/Imes e GTs

17/04/2018

Brasília (DF) recebeu, nos dias 13 e 14, uma reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes), das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), e dos Grupos de Trabalho de Carreira (GTCarreira), de Política de Formação Sindical (GTPFS) e de Política Educacional (GTPE). A Adufs foi representada pelo diretor André Uzêda.

A primeira mesa da reunião conjunta, na sexta (13), teve como tema os “Desafios da organização sindical e precarização em contextos de Multicampia”. Em seguida, houve o debate “Educação Básica e Reforma do Ensino Médio”. As atividades no sábado (14) iniciaram-se com uma homenagem a Marielle Franco e a Anderson Gomes. Em seguida, houve a mesa “Formas de controle do trabalho docente e ataques à autonomia”. Depois, ocorreu um debate sobre “Carreira Docente e Ensino Básico nas Instituições de Ensino Superior: ameaças e precarização do trabalho docente”. O encontro foi realizado na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília.

No domingo (15), ocorreram reuniões próprias dos Setores e dos GTs. No Setor, os presentes discutiram os ataques ao financiamento das instituições de ensino superior e afirmaram a necessidade de realização de ações conjuntas. Ao final dos debates, foram encaminhadas propostas como a elaboração de um documento denunciando os ataques aos direitos trabalhistas dos docentes das Iees/Imes à Organização Internacional do Trabalho, Ministério Público e ao Ministério Público do Trabalho; a articulação de audiências públicas para tratar sobre o desmonte das Iees/Imes e os impactos do marco da Ciência e Tecnologia; a organização do XVI Encontro Nacional dos Setores das Iees/Imes, a ser realizado em setembro, em local a ser definido; além da criação da campanha de mídia para denunciar e lutar contra a precarização da docência implementada por meio de ONG e OS.

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também