Diretoria da Adufs realizará pesquisa junto à categoria

17/04/2018

Nas próximas semanas, dois consultores da Empresa Júnior de Administração da Uefs (ADM.Jr-Uefs) entrarão em contato com alguns professores para a realização de uma pesquisa de satisfação. O serviço foi contratado pela diretoria da Adufs com o objetivo de conhecer ainda mais a posição da categoria sobre o sindicato. Será mantido total sigilo sobre as informações prestadas pelo entrevistado.

Conforme a metodologia da pesquisa de opinião, serão entrevistados 282 docentes, do universo de 1.034 professores, entre os ativos e os aposentados, sindicalizados e não sindicalizados, de cada um dos nove departamentos existentes na Uefs.

Foi adotado o método de amostragem probabilística estratificada com 95% de nível de confiança e 5% de erro amostral. O número de 282 docentes foi encontrado com base em um cálculo amostral que considerou três variáveis, sendo a primeira o quantitativo total de professores, a segunda, o nível de confiança da pesquisa (que, diante do conjunto total da população, indica o quanto o resultado da pesquisa representa) e, a terceira, o erro amostral (que, considerando a população total, indica o quanto a resposta da amostra varia).

A composição da amostra e a seleção dos professores foi feita pela ADM.JR-Uefs. A seleção dos docentes ocorreu via sorteio. Os servidores serão contatados através de telefonema. Também poderão ser marcados dia e horário da entrevista no campus da Uefs, caso o entrevistado prefira.

As pessoas envolvidas no planejamento, execução e comunicação dos resultados da pesquisa são estudantes voluntários do curso de Administração de Empresas da Uefs. Todo o trabalho é coordenado e acompanhado por um professor orientador. A proposta da pesquisa e as perguntas a serem feitas aos docentes foram amplamente discutidas entre a empresa e a diretoria da Adufs, que participou ativamente da elaboração do questionário.

O questionário a ser aplicado possui 21 perguntas. As entrevistas ocorrerão durante seis semanas. O tempo médio para a conclusão da pesquisa de satisfação é de nove semanas.

Através da pesquisa, a diretoria da Adufs pretende conhecer melhor a opinião da categoria sobre o sindicato, estar ainda mais próxima dos seus anseios e ter outros subsídios para propor, planejar e implementar ações que se revelarem necessárias. “Trata-se de mais uma ação na perspectiva de conhecermos melhor os docentes da Uefs e de estreitarmos ainda mais o diálogo com todos”, disse Gean Santana, diretor da Associação. 

Leia Também