Professores da Uefs recebem visita de chapa que concorre à diretoria do ANDES

10/04/2018

A Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta esteve na Uefs para apresentar-se aos professores, falar sobre o programa de trabalho do grupo e discutir algumas ações a serem desenvolvidas em conjunto com os docentes da instituição para aprofundar o debate sobre algumas demandas atinentes à categoria. O encontro aconteceu na última quarta (4). Antes, no dia 28 de março, veio à universidade a Chapa 2 – Renova ANDES

Caroline Lima, professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e candidata ao cargo de 1º secretária da Chapa 1, ressaltou que o programa defende o fortalecimento dos setores das universidades municipais, estaduais e federais. Também disse que o princípio da chapa é a defesa de um sindicato autônomo e independente de governos, partidos políticos e reitorias.

“Não podemos atrelar o Sindicato Nacional a partidos políticos ou candidatos. A defesa da democracia passa pelo enfrentamento do projeto que a burguesia tenta impor para todos. A independência faz de nós um sindicato combativo. Apesar das críticas que o ANDES-SN vem recebendo, inclusive, sem fundamento, ele foi determinante para a Greve Geral do dia 28 de abril, para o 8M dos anos de 2017 e 2018, e para a construção do Ocupa Brasília, que colocou, na capital federal, em maio do ano passado, 150 mil ativistas. Mobilizações realizadas nacionalmente em defesa dos trabalhadores, dos serviços públicos e contra as contrarreformas do governo Temer. As ações do Sindicato Nacional foram fundamentais para barrar a reforma da Previdência. O ANDES-SN tem um papel importante no combate aos efeitos do governo ilegítimo de Temer e do golpe”, esclareceu a professora.

A docente da Uneb ainda lembrou da importância da luta do Fórum das ADs para o Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). “O Fórum tem papel fundamental nas conquistas que tivemos. Atualmente, temos o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos. Está no nosso programa o fortalecimento do setor das estaduais que, na Bahia, está sendo atacado pelo governo do PT. Nossa autonomia e independência nos permite fazer a crítica e o enfrentamento ao atual governo”, disse.

As eleições ocorrerão, por votação direta e secreta em todo o Brasil, nos dias 9 e 10 de maio deste ano. Os locais das urnas na Uefs serão designados pela Comissão Eleitoral Local (CEL), que irá apurar os votos no dia 11 do mesmo mês. A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgará o resultado oficial da eleição no dia 16. A posse da nova diretoria será no 63º Conad, a ser realizado em junho de 2018, em Fortaleza. 

Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta

esteve na Uefs no dia 4 de abril

Leia Também