Diretoria da Adufs participa de protestos em defesa da democracia e contra o processo que envolveu a prisão de Lula

10/04/2018

A diretoria da Adufs, em conjunto com diversos professores da Uefs, foram às ruas de Feira de Santana, na última sexta-feira (6), em defesa da democracia e contra a seletividade da justiça brasileira. O protesto ocorrido no município endossou as mobilizações realizadas em todo o Brasil contra o arbitrário mandado de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expedido pelo juiz Sérgio Moro no dia 5 de abril. O ato, intitulado Ato#LulaLivre, começou com uma concentração na Praça de Alimentação, Centro da cidade.

Os manifestantes caminharam pela avenida Getúlio Vargas até a Prefeitura Municipal, onde houve diversas falas. Em seguida, retornaram à Praça de Alimentação. Durante os pronunciamentos, os presentes condenaram a justiça, que, de forma célere e sem aguardar a conclusão dos recursos judiciais de ampla defesa do ex-presidente, expediu o mandado de prisão.

A seletividade do tratamento nos processos de corrupção acelerou as ações contra os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT), com destaque para o ex-presidente. Porém, para outros gestores envolvidos em corrupção, o Judiciário brasileiro, extensão do Estado à serviço dos interesses da burguesia, mantém a morosidade da lei. A justiça não foi aplicada a todos com isonomia.

A diretoria da Adufs entende que a atual crise é fruto da política de apassivamento e conciliação de classes implementada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nesses 13 anos de governo. E, mais recentemente, pelo boicote às greves gerais de 2017 e ao Dia Nacional de Lutas, em 19 de fevereiro deste ano, contra a Reforma da Previdência.

No atual contexto é importante que haja a unidade da classe trabalhadora para tentar combater os ataques impostos pelo governo Temer. Não há saída para os problemas enfrentados pelos trabalhadores que não seja a luta pela implantação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Salvador
Além de endossar as manifestações ocorridas em Feira de Santana, alguns professores da Uefs, incluindo diretores da Adufs, participaram da “Manifestação em Defesa das Liberdades Democráticas e contra a Prisão de Lula”, realizada no Iguatemi, em Salvador, na última sexta-feira (6).

Em nota pública divulgada na sexta-feira (7), a diretoria da Adufs denunciou que a prisão de Lula é fruto de um processo de manipulação e seletividade da Justiça. Leia a nota.

Leia Também