Conlutas realiza 3º Encontro de Saúde do Trabalhador

02/04/2018

Mais de 100 trabalhadores de diversos estados do país participaram, entre os dias 23 e 25 de março, do 3° Encontro de Saúde do Trabalhador, realizado em Xerém (RJ). Os debates trataram da necessidade de se ampliar as discussões sobre saúde do trabalhador no país e de se pensar estratégias de combate aos ataques à sua saúde física e mental.

A intensificação do adoecimento por questões de trabalho, principalmente depois da reforma trabalhista, o assédio moral, a ausência de políticas que tratem de forma mais direcionada as condições mentais do trabalhador e as doenças psíquicas relacionadas às questões laborais foram alguns dos pontos abordados no Encontro.

Na mesa sobre as mudanças na legislação trabalhista e seus impactos para os trabalhadores, ocorrida no dia 24, Atnágoras Lopes, membro da Secretaria Executiva Nacional da Central, destacou que ocorrem, por ano, cerca de 300 milhões de acidentes de trabalho no mundo, de acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT), dos quais 2 milhões são fatais.

Durante o Encontro, foi apresentada a Cartilha de Saúde do Trabalhador, que servirá para municiar as categorias com informações sobre saúde e segurança do trabalho. Grupos de trabalho discutiram as resoluções apresentadas, que foram votadas no último dia (25).

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também