Dia Internacional contra a Discriminação Racial é lembrado em 21 de março

26/03/2018

21 de março é o Dia Internacional de Luta contra o Racismo. A data tornou-se um símbolo de protesto contra um ato de violência racista ocorrido em 21 de março de 1960. Estudantes da cidade de Shaperville, África do Sul, protestavam contra o regime do Apartheid naquele país. Durante a manifestação, o exército atirou contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

O episódio ficou conhecido como o “Massacre de Shaperville”. O movimento negro exigiu da Organização das Nações Unidas (ONU) que a data fosse instituída como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial” para a reflexão sobre a luta do povo negro contra o racismo.

Há 58 anos desse massacre, a data ganha significados ainda mais contundentes para a luta no combate à opressão racista. No Brasil, a população negra é a que mais morre por assassinatos. Segundo o Atlas da Violência de 2017, 78,9% dos negros têm mais chances de serem vítimas de homicídios.

A CSP-Conlutas, neste dia de luta contra a discriminação racial, segue denunciando o genocídio da população negra e reafirma a necessidade da luta contra opressão e exploração no Brasil e no mundo, para combater o capitalismo e, consequentemente, o racismo.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também