Grandes categorias de trabalhadores pedem aumento de até 10%

12/09/2012

Grandes categorias de trabalhadores, como petroleiros, químicos, metalúrgicos e bancários, têm data-base de campanha salarial marcada para os próximos três meses com pedidos de aumento real que vão de 2,5% a 10%.

Fortalecidos pelas recentes greves protagonizadas por servidores públicos, os trabalhadores negociam confiantes um acordo que se aproxime de suas reivindicações, sem descartar a possibilidade de greve.

Apesar da expectativa positiva de acordos, consideram cruzar os braços caso não haja acordo. Os petroleiros entregaram uma pauta de reivindicações à Petrobras no dia 31 de agosto, por meio da qual reivindicam 10% de aumento real, além de reposição da inflação e aumento salarial. Pedem definição de critérios para determinar participação nos lucros e resultados (PLR).

os bancários decidiram na última terça-feira (04/09) entrar em greve no dia 18, após mais uma rodada fracassada de negociação. Os banqueiros propõem um reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6%, enquanto os trabalhadores pedem 10,25%, sendo 5% de aumento real.

Leia Também