Nesta sexta (16) terá o lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas

15/03/2018

O Fórum Social Mundial (FSM) 2018, que ocorre em Salvador, continua com uma extensa agenda. Amanhã (16), às 14h, haverá uma mesa de debate sobre "Educação, Ciência e Tecnologia: Por uma alternativa anticapitalista". Mais tarde, às 16h30, será o lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas. Ambos integram a programação da Tenda da Unidade, localizada no estacionamento da portaria 1, campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O Fórum das ADs marcará presença nas atividades e reforçará os ataques do governo Rui Costa ao orçamento das universidades e aos salários dos docentes.

A Tenda foi disponibilizada pelo ANDES-SN, em conjunto com o Fórum das ADs, para a realização de debates, exibição de vídeos e distribuição de materiais. Ainda colaboraram com a construção do espaço, a CSP-CONLUTAS, a Auditoria Cidadã da Dívida, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE (Assibge-BA) e o Comitê para a abolição das dívidas ilegítimas (CADTM).

Os professores da Uefs participam do FSM. A categoria foi convocada pelos diretores da Adufs, que disponibilizaram o transporte. Nesta sexta (16), o veículo sairá do módulo IV da universidade às 7h, com retorno às 19h, após o Lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas.

O envolvimento do ANDES-SN e das seções sindicais no Fórum Social Mundial é uma deliberação do 37º Congresso do Sindicato Nacional, realizado entre 22 e 27 de janeiro deste ano, em Salvador.

O FSM ocorre entre 13 e 17 deste, na capital baiana. Tem como espaço principal o campus Ondina da Ufba, mas são territórios de convergência da atividade o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio.

 

Fotos: Ascom Aduneb

Programação da Tenda da Unidade

Estacionamento da portaria 1, campus Ondina da Ufba

13/03
18h – Exibição do documentário “ANDES 30 anos – Universidade pública, trabalho acadêmico e crítica social”
20h – Debate: Sindicalismo e a luta das mulheres

14/03
9h30 – Mesa de discussão: “A atual crise capitalista e o sistema da dívida na América Latina e Caribe”
15h – Debate: “As contrarreformas do governo Temer, crise social e perspectivas para a classe trabalhadora
18h – Exibição do documentário “Narrativas docentes: Memória e resistência LGBT”
19h – Debate: “Trabalho e sindicalismo no serviço público”

15/03
9h – Debate “Indicadores de gênero no Brasil”
11h – Debate: “Quilombo: resistência no passado, resistência no presente”
15h às 17h – Mesa de discussão: “Sistema da dívida, sua relação com o atual modelo produtivo. Resistência e alternativas”
18h – Exibição do documentário “Narrativas docentes: Memória e resistência LGBT
19h – Debate: “Democratização e precarização no serviço público”

16/03
14h – Debate: “Educação, Ciência e Tecnologia: Por uma alternativa anticapitalista”
16h30 – Lançamento na Bahia da Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas
19h – Atividade cultural

17/03
9h – Mesa: Reorganização da Frente Escola sem Mordaça
15h – Debate: “Observatório da intervenção Militar no Rio”.

Suspensão das atividades

Em função do assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (14), as atividades foram suspensas na Tenda da Unidade, nesta manhã (15).

A proposta é endossar o ato público a ser realizado nesta manhã (15), em memória da vereadora. O protesto ocorre na Tenda sem Medo, que fica no estacionamento do Instituto de Física da Ufba, em Ondina.

Leia mais. 

Leia Também