37° Congresso do ANDES-SN aprova plano de lutas

29/01/2018

Em seis dias de intensos debates, os participantes do 37° Congresso do ANDES-SN aprovaram importantes ações, como os planos de lutas dos Setores das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) e das Federais de Ensino (Ifes). Instância máxima de deliberação da categoria, o encontro, realizado entre 22 e 27 de janeiro deste, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, foi o maior da história do Sindicato Nacional. Esta foi a edição na qual a Adufs contribuiu com a maior delegação.

O 37° Congresso contou com a presença de 581 pessoas, sendo 413 delegados, 122 observadores, de 82 seções sindicais, 10 convidados e 36 diretores. Além do plano de ação para o próximo período, os professores aprovaram mais de 30 moções e apreciaram a leitura da Carta de Salvador, documento que traz a síntese das deliberações do encontro.

Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, disse que a grande tarefa para 2018 é retomar o patamar de mobilização do primeiro semestre de 2017, articulando as ações a partir das bases, além de pressionar as centrais sindicais com o desafio de construir uma verdadeira unidade de ação nas ruas, para combater as contrarreformas. “Temos o desafio, já para fevereiro, de barrar a contrarreforma da Previdência e, para isso, é necessário que construamos, nas nossas bases, a greve geral, a mobilização da nossa categoria. Que as nossas universidades parem para dizer não à contrarreforma da Previdência”, conclamou.

O tema da 37ª edição foi “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”.

Delegação Adufs
Representaram a Adufs como delegados os professores Elson Moura, Gracinete Souza, André Uzêda, Marilene Lopes, Rosevaldo Ferreira e Jucelho Dantas. O diretor Gean Santana foi indicado delegado pela diretoria. Os docentes Adroaldo Oliveira, Edson do Espírito Santo, Cledson Ponce, Neima Oliveira e Balmukund Patel foram como observadores.

Gracinete Souza avalia que o Congresso “é um importante momento de deliberação do sindicato, portanto, muito especial para a atuação deste na luta da categoria. Além disso, o encontro renova a nossa força e nos dá ainda mais garra para continuar lutando”.

Os representantes da Adufs foram eleitos em assembleia realizada no dia 13 de dezembro de 2017.

Setores das Iees/Imes e Ifes
Os planos de lutas específicos dos Setores das Iees/Imes e das Ifes foram aprovados no dia 27 deste mês. Entre as deliberações no plano das Iees/Imes estão a denúncia dos ataques aos direitos dos docentes, a construção de um dossiê sobre a situação dos ataques às estaduais e municipais, o levantamento sobre o financiamento dessas instituições, a realização da Semana Nacional de Lutas das Estaduais e Municipais, em maio, e do 16° Encontro Nacional do setor, no segundo semestre de 2018. Além disso, serão lançados em todos os estados a Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior.

Já em relação à luta dos docentes das Federais, foi aprovada a intensificação das ações, em conjunto com servidores estaduais e municipais e outras organizações, entidades e movimentos sociais e populares, contra os diversos ataques em curso, como o programa de demissão voluntária, a Medida Provisória 805/17, a Emenda Constitucional 95/2106, a Contrarreforma Trabalhista e a Reforma da Previdência.

Os delegados aprovaram ainda os itens da pauta de reivindicações que será encaminhada ao governo federal, bem como os que serão apresentados para integrar a pauta unificada dos servidores públicos federais (SPF).

Eleição do ANDES-SN
Duas chapas se inscreveram para participar do processo eleitoral da nova diretoria do ANDES-SN, gestão do biênio 2018/2020. A chapa 1 "ANDES Autônomo e de Luta", a primeira a se inscrever na secretaria do Congresso, tem como candidatos a presidente, Antônio Gonçalves Filho, Apruma Seção Sindical; a secretária-geral, Eblin Farage, Aduff SSind. e atual presidente do ANDES-SN; e a tesoureira, Raquel Dias Araújo, Sinduece SSind.

Logo depois, a chapa 2 “Renova ANDES” apresentou a inscrição. Celi Taffarel, da Ufba; Maria de Lourdes Nunes, Adufpi SSind.; e Everaldo Andrade, Adusp SSind., são os candidatos aos cargos de presidente, secretária-geral e tesoureiro, respectivamente.

Ambas terão até o dia 27 de fevereiro para apresentar os demais nomes que compõem a candidatura. As eleições devem ocorrer, por votação direta e secreta em todo o Brasil, nos dias 9 e 10 de maio de 2018.

Manifestação
Na noite do segundo dia do 37º Congresso (23), os docentes realizaram um protesto em defesa da Educação Pública, contra o genocídio do povo negro e contra a Reforma da Previdência. A manifestação percorreu a avenida de acesso à Uneb. Os delegados e observadores levaram faixas e cartazes com as pautas das lutas dos professores.

Durante a manifestação, representantes das seções sindicais do ANDES-SN denunciaram a realidade de ataques aos trabalhadores em seus estados e demonstraram a solidariedade à população negra soteropolitana, vítima da violência policial. Também cobraram justiça aos mortos na Chacina do Cabula, que completará três anos no próximo mês. O ato foi organizado pelo Fórum das Associações Docentes das universidades estaduais baianas (Fórum das ADs).

Ato foi organizado pelo Fórum das ADs

Foto: ANDES-SN

Julgamento do ex-presidente Lula

Através de uma nota, o 37º Congresso do ANDES se manifestou sobre o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido no dia 24 deste mês, em Porto Alegre.

Leia a nota.

Militância docente étnico-racial e LGBT

Durante o 37º Congresso do ANDES-SN foram apresentados os documentários “Narrativas Docentes: memória e resistência negra” e “Narrativas Docentes: memória e resistência LGBT”. O diretor da Adufs, Gean Santana, foi um dos entrevistados de ambos os vídeos.

Nos documentários, Gean Santana compartilha a experiência vivida dentro e fora das instituições de ensino pelas quais passou e na qual está vinculado, além de ressaltar a necessidade de os militantes unificarem a luta contra as opressões. Também registra a contribuição do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual do ANDES-SN. 

Gean Santana também já foi um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe do Sindicato Nacional.

Imagem: ANDES-SN

Veja os vídeos.

Fonte: Adufs, com informações do ANDES-SN.  

Leia Também