Em todo o país, docentes participaram do Dia de Luta contra a PEC 287

11/12/2017

Em todo o país, na última terça-feira (5), docentes de universidades federais, estaduais, de institutos federais e Cefets foram às ruas, junto com outras categorias, protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 (Reforma da Previdência) e contra os demais ataques aos seus direitos. Apesar da decisão de CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Nova Central e CSB de recuarem no chamamento à Greve Nacional marcada para o dia 5 de dezembro, diversas categorias mantiveram as manifestações. A CSP-Conlutas e o ANDES-SN repudiaram o cancelamento da greve, unificada com as demais centrais, e reforçaram o chamado às suas bases para a mobilização.

Trabalhadoras e trabalhadores amanheceram trancando rodovias, avenidas, garagens de ônibus, entradas de fábricas, escolas e universidades. O dia todo foi marcado por manifestações em espaços públicos, contra os ataques do governo Temer aos direitos dos trabalhadores. A realização de uma greve nacional unificada era parte dos esforços de construção de unidade contra a intenção do governo Temer de aprovar a PEC 287 ainda neste final de ano.

Ueba
Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) também aderiram aos protestos. Na Uefs, docentes e estudantes fizeram uma panfletagem no restaurante universitário contra a Reforma da Previdência e contra os ataques do governo Rui Costa (PT) às instituições. Essa ainda foi a pauta dos professores da Uneb, que foram às ruas em Salvador, junto com outras categorias. Os docentes da Uesc, juntamente com outras categorias, também panfletaram nas ruas de Ilhéus.

Em Vitória da Conquista (BA), os docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia realizaram panfletagem na universidade e foram às ruas dialogar com a população sobre os ataques aos direitos sociais. Somente na Uefs não houve a paralisação das atividades acadêmicas.

 

Panfletagem na Uefs

Fonte: ANDES-SN, com edição.  

Leia Também