Fórum das ADs pressiona Codes a cumprir promessa

05/09/2012

Como forma de pressionar o governo Wagner para marcar a reunião que iniciará negociação da pauta de reivindicações de 2012, o Fórum das ADs esteve novamente na Secretaria de Educação, na última sexta (31/08). Desde o dia 2 de agosto, quando o Movimento Docente foi recebido pelo Coordenador da Codes (Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior), Nildon Pitombo, a data da reunião é aguardada.

Na oportunidade, os representantes das ADs foram recebidos pela coordenadora de Políticas para a Educação Superior, Norma Vídero, que se comprometeu em repassar a conversa para o Coordenador da Codes, que foi ele quem assumiu o compromisso de agendar a reunião com as Secretarias da Administração (Saeb), do Planejamento (Seplan) e das Relações Interinstitucionais (Serin).

Diante desta demora, a conclusão a que se pode chegar, segundo o coordenador da Adufs, Jucelho Dantas, é que o governo tenta, mais uma vez, enrolar a categoria. Ele alerta para o “descumprimento dos prazos por parte do governo, agravado pelo desrespeito ao acordo assinado em julho do ano passado, ao final da greve.”

Na próxima reunião do Fórum das ADs, que acontece no dia 14 de setembro, na Uefs, os encaminhamentos para reforçar a mobilização serão definidos. Se o governo não abrir as negociações imediatamente, a saída será a construção do enfrentamento. A condição de piores salários do Nordeste e o estrangulamento orçamentário são motivos suficientes para a categoria retomar a luta.

Leia Também