CSP-CONLUTAS apoia a greve dos trabalhadores da EBC

29/11/2017

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) estão em greve desde o dia 13 de novembro. Entre as principais exigências da categoria estão o reajuste de 4% do salário e a manutenção de benefícios e direitos que a empresa anunciou que pretende retirar. A paralisação tem adesão de 70% dos trabalhadores entre jornalistas e radialistas das redações de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Maranhão.

Entre os direitos ameaçados estão a cesta-alimentação, o vale-cultura, a garantia de translado aos trabalhadores por questão de segurança, a complementação de auxílio previdenciário e a multa pelo descumprimento do acordo coletivo. Mostrando falta de diálogo, a empresa entrou com pedido de dissídio da greve e as negociações estão sendo intermediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que pediu a suspensão da paralisação. Mesmo assim, os trabalhadores decidiram manter a mobilização até conseguirem um acordo que inclua o não desconto dos dias parados.

A EBC é uma empresa pública federal, ligada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, responsável pela TV Brasil, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, oito rádios públicas, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM. Além disso, opera serviços como o canal de televisão NBr e o programa de rádio Voz do Brasil.

A CSP-Conlutas manifesta total e irrestrito apoio à greve dos trabalhadores da EBC que estão em luta por seus direitos trabalhistas e contra a perda de benefícios conquistados. Tais ataques são reflexos da nefasta Reforma Trabalhista, da Lei de Terceirização e do desmonte de direitos capitaneados pelo governo de Michel Temer (PMDB).

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também