Mérito da ação que pede a retomada do ônibus será julgado em dezembro

29/11/2017

    No dia 14 de dezembro será julgado o mérito do Mandado de Segurança impetrado pela diretoria da Adufs, através da Assessoria Jurídica, para garantir a oferta do ônibus que atende aos professores da Uefs residentes em Salvador.

O Mandado foi impetrado junto ao Tribunal de Justiça (TJ-BA) contra o secretário da Administração (Saeb), Edelvino Góes. Os professores que quiserem acompanhar o andamento do processo devem acessar o endereço eletrônico www5.tjba.jus.br. O número do documento é 0010104-80.2016.805.0000.

A diretoria da Adufs, defensora intransigente da permanência do serviço, entende que este faz parte das condições de trabalho do docente, uma vez que o deslocamento entre Salvador e Feira de Santana onera ainda mais o servidor, penalizado por salários defasados, além de manter a segurança daqueles que viajam no fim da noite, quando não há transporte pelo terminal rodoviário.

Desde o anúncio de suspensão do serviço, a diretoria envidou todos os esforços políticos e jurídicos para reaver o ônibus. Além de discutir a pauta em reuniões com a administração da Uefs e com o governo, disponibilizou aos docentes o suporte da Assessoria Jurídica.

Breve histórico
No dia 20 de maio de 2016, a administração da Uefs divulgou uma nota informando que até o dia 30 de junho daquele ano suspenderia o transporte de servidores entre Salvador e Feira de Santana. Conforme o documento, a decisão foi respaldada na barreira imposta por decretos do governo estadual de contingenciamento de despesas. 

Atualmente, o ônibus é garantido por conta de uma ação movida na Justiça por um grupo de professores da Uefs. O Mandado impetrado pela diretoria da Adufs, ano passado, beneficiará todos os usuários do serviço. 

Leia Também