Terça (28) será dia de luta contra os ataques do governo Temer e Rui Costa

24/11/2017

Na próxima terça (28) será realizada uma manifestação com panfletagem no pórtico da Uefs, às 7h, para denunciar, mais uma vez, o desrespeito do governo Rui Costa para com os direitos trabalhistas dos docentes e o baixo orçamento destinado às universidades estaduais baianas. Nesta data, não haverá paralisação das atividades acadêmicas no campus. Os professores das demais instituições estaduais também estarão mobilizados. No mesmo dia (28) ainda ocorrerá um grande protesto em Brasília.

A pauta de reivindicações dos docentes foi protocolada junto ao governo há quase um ano. Mesmo após insistentes cobranças do Fórum das ADs, a categoria continua sem respostas. Por conta do descaso de Rui Costa e equipe, os professores das quatro universidades aprovaram o indicativo de greve. 

Brasília

Amanhã (28), servidores públicos de diversos estados farão uma caravana para Brasília (DF), com ato na Esplanada dos Ministérios, para protestar contra a Reforma da Previdência e o desmonte dos serviços públicos essenciais à população brasileira.

Os principais eixos da manifestação na capital federal são a defesa dos serviços públicos de qualidade para a população; a revogação e retirada de todas as medidas provisórias e de todos os projetos de lei que atacam o funcionalismo - como a MP 805/17, MP 792/17 e o PLS 116/17 -; a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os investimentos da União em políticas sociais; a revogação das reformas Trabalhista e do Ensino Médio e da Lei das Terceirizações; além da luta contra a Reforma da Previdência, contra a reestruturação das carreiras do funcionalismo, contra as privatizações e o ajuste fiscal.

A marcha foi convocada pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Permanente das Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).

Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, ressalta que “diante de tantos ataques, o dia 28 de novembro precisa ser um marco no sentido de nos reagrupar, para pensarmos um calendário para intensificar a mobilização dos servidores, para barrar os retrocessos em nossos direitos e o desmonte dos serviços públicos".

Leia Também