Governo planeja colocar Reforma da Previdência em votação ainda em novembro

14/11/2017

Essa semana, o governo Temer partiu para a ofensiva junto ao Congresso para tentar emplacar novamente a tramitação da Reforma da Previdência, parada desde maio. Depois de conversas com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM), Temer anunciou que pretende dar início à votação das mudanças no acesso à aposentadoria ainda neste mês de novembro.

O plano é aprovar um novo texto em dois turnos na Câmara até o dia 15 de dezembro e terminar a votação no Senado em fevereiro de 2018. Uma das estratégias do governo é fazer um novo texto, uma “minirreforma”, que concentre as mudanças no aumento da idade mínima para a aposentadoria e nas regras para os servidores públicos. Outras questões, como o aumento do tempo mínimo de contribuição e a fórmula de cálculo do benefício, ainda estão em discussão.

Esse discurso de texto “enxuto” não passa da velha tática do “bode na sala” para tentar enganar os trabalhadores. A essência da Reforma da Previdência é o aumento da idade mínima da aposentadoria, fixando 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.

Para o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Paulo Barela, a Reforma da Previdência é nefasta a todos os trabalhadores, seja da iniciativa privada ou do setor público.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também