Força da greve nos Correios derrota política de ataques da ECT e do governo Temer

17/10/2017

Após 17 dias de uma forte greve, os trabalhadores dos Correios retornaram ao trabalho em 9 de outubro, após aprovarem a proposta apresentada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) na audiência de conciliação realizada no último dia 4.

O sentimento na categoria é de certeza de ter feito uma grande luta, enfrentando todo tipo de truculência por parte da direção da empresa, TST e do governo Temer. A proposta apresentada pelo Tribunal foi a reposição integral da inflação com base no INPC de 2,07%, retroativo a agosto, e reedição integral do acordo coletivo.

O governo, através do TST, e a direção da empresa tentaram de todas as formas intimidar os grevistas. Primeiro mandaram descontar sete dias de paralisação do salário de setembro, pago em outubro. Depois, o TST concedeu uma liminar, declarando a abusividade da greve, sendo que anteriormente já tinha dado outra liminar, determinando que os setores mantivessem 80% do efetivo trabalhando.

Porém, todas estas medidas não foram suficientes para derrotar a categoria que se manteve firme e enfrentou a empresa, o TST e governo. Foi essa determinação que fez o próprio ministro do TST, Emanuel Pereira, ao final de 17 dias, se contradizer nas suas posições e apresentar a proposta que os trabalhadores aceitaram.

Fonte: CSP-Conlutas, com edição. 

Leia Também