Encontro de Assuntos de Aposentadoria reuniu docentes de 27 seções sindicais

10/10/2017

Realizado na cidade de São Luis (MA), nos dias 29 e 30 de setembro, o XIX Encontro de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN contou com 94 participantes de 27 seções sindicais do Sindicato Nacional. O evento teve como tema "Aposentadoria como direito à vida, em tempo de ataques às conquistas dos trabalhadores". A Adufs foi representada pelo diretor Geraldo Ferreira de Lima.

Os presentes ao encontro debateram as contrarreformas do Estado e os reflexos na vida do trabalhador docente, a reforma da previdência, os impactos das condições de trabalho na saúde do professor, as dificuldades que os docentes enfrentam para se aposentar no Brasil e crédito consignado. Também esteve na pauta da discussão temas como alienação do trabalho e produtivismo.

Segundo Geraldo Ferreira, “embora o encontro não tenha tido um caráter deliberativo, os temas discutidos foram importantes tanto para os docentes que já estão aposentados quanto os em via de aposentar-se e os que estão na ativa. A perspectiva é de que todos, em menor ou maior grau serão duramente atingidos pelo conjunto de medidas que o governo do impostor Temer e seus comparsas imporão à classe trabalhadora. O momento é de construção de uma resistência que una todos que serão duramente atingidos por medidas coercitivas de um governo sem legitimidade para propor qualquer reforma que modifique o atual status quo dos trabalhadores brasileiros”.

O XIX Encontro de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN foi realizado com o apoio da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma – SSind.).

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também