À comunidade acadêmica das universidades estaduais, grades e Polícia Militar

02/10/2017

Ao invés de portas abertas, grades de contenção. No lugar do diálogo, a Polícia Militar (PM). Essa foi a recepção do governo à comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) durante o ato público em defesa das instituições, realizado na última quinta (28), no centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Até mesmo o acesso dos professores, estudantes e técnicos aos banheiros foi proibido. No local que, teoricamente, pertence à população e deve ser espaço para discussão de projetos atinentes à sociedade civil, o que prevalece é a truculência, o autoritarismo e o desrespeito. No Estado da Bahia, aqueles que deveriam zelar pelos interesses do povo são, na verdade, os menos preocupados em respeitá-lo e ouvi-lo.

Descaso

Demonstrando total desinteresse com a pauta, o governo indicou dois técnicos da Secretaria da Educação (SEC) para, de maneira improvisada, conversar com representantes das categorias. O espaço utilizado para receber os manifestantes, além de não possuir ventilação, se assemelha a um depósito.

Indignado com o descaso e o desrespeito do governador Rui Costa e equipe, o Fórum das ADs definirá uma nova agenda de mobilização a fim de forçar os gestores a apresentarem respostas à pauta de reivindicação. A radicalização do movimento não está descartada.

Leia sobre o ato público no CAB.

Leia Também