Docentes denunciam crise nas universidades estaduais e a não garantia de direitos trabalhistas

28/08/2017

O Fórum das Associações Docentes (ADs) participou de uma entrevista, na última terça-feira (22), no programa Acorda prá Vida, da rádio Excelsior AM. Gean Santana (Adufs) e Iracema Lima (Adusb) denunciaram a grave situação das universidades e dos docentes, apresentando os números da crise. Os professores também falaram das tentativas de abertura de negociação com o governo do Estado, até então, sem retorno, da construção do indicativo de greve e do calendário de mobilizações do Movimento Docente (MD), previsto para o mês de setembro.

A iniciativa de um contato direto com a imprensa de Salvador e do interior do estado foi uma ação apontada pelo Fórum no sentido de sensibilizar a sociedade baiana para a defesa da educação, do serviço público e dos direitos trabalhistas. Além dessa, outras iniciativas estão em curso, como a luta por audiências públicas sobre os temas nas câmaras municipais, Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Com os direitos trabalhistas negados, o MD já aprovou o indicativo de greve nas assembleias de duas universidades – Uesb e Uesc. Na Uneb e Uefs, as assembleias estão previstas para agosto e setembro com essa e outras iniciativas de mobilização em pauta. Entre elas, uma paralisação estadual indicada para o dia 27 de outubro, já aprovada em assembleia da Uneb.

Fonte: Ascom Fórum das ADs.

Leia Também