Governo Rui Costa suspende contribuição sindical dos professores da Uefs

06/06/2017

Sindicatos que representam os servidores baianos foram surpreendidos por mais um ataque do governo Rui Costa. Desta vez, com a suspensão da contribuição sindical lançada mensalmente no contracheque dos trabalhadores. A medida é uma clara tentativa de sufocar financeiramente as entidades e enfraquecer a luta dessas. Dos 570 professores filiados à Adufs, 126 não tiveram o desconto lançado no contracheque do mês de maio.

Desde quando o governo publicou o Decreto nº 17. 251/2016, exigindo que todos os sindicatos realizassem o cadastramento dos seus filiados na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a diretoria da Adufs se empenhou para cumprir a demanda e, paralelamente, solicitou ao órgão a prorrogação do prazo, inicialmente estabelecido para 30 dias. Conforme a proposta do governo, cada docente assinou um documento, que foi enviado às entidades pela Saeb, autorizando o desconto da contribuição sindical. No entanto, alguns dos 126 professores que não tiveram o desconto lançado no contracheque já tinham sido recadastrados pela Associação, o que tem sido motivo de questionamento junto à Secretaria.

O assunto será pauta da reunião que o Fórum das ADs está reivindicando junto ao governo para discutir as reivindicações de 2017.    

Leia Também