Adufs completa 36 anos

24/05/2017

A Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) comemorou, neste mês, 36 anos de intensas lutas e conquistas. Combativa e independente de reitorias e de partidos políticos, teve papel fundamental no processo de consolidação da Uefs e de alguns movimentos sociais em Feira de Santana. A criação da Associação, juntamente com a aprovação do Estatuto, foram pontos de pauta da assembleia ocorrida no dia 27 de abril de 1981. Ainda naquele ano, no dia 14 de maio, a categoria novamente reuniu-se em assembleia para discutir a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade.

A intensa atuação do sindicato ao longo de quase quatro décadas foi responsável por importantes conquistas não só para a categoria, mas, também para a educação pública superior na Bahia. Além da garantia dos direitos trabalhistas, da construção do Estatuto do Magistério, da revogação da lei 7176/97 e de reajustes salariais, conseguiu melhorias como o aumento do orçamento das instituições e a realização do concurso público para a contratação de novos docentes. Várias conquistas puderam ser comemoradas em conjunto com as associações docentes das demais universidades estaduais baianas. A Adufs ainda esteve presente em importantes embates políticos ocorridos ao longo dos anos no país contra as investidas do governo federal aos direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora.

O diretor da Adufs, Gean Santana, alerta que diante da atual conjuntura de aprofundamento dos ataques governistas, é importante que a categoria fortaleça e participe ainda mais da construção da luta em defesa do setor público e dos direitos dos trabalhadores. “São 36 anos de luta, coerência e dedicação em defesa da universidade. Cabe a nós, diretores ou não, mantermo-nos firmes na defesa intransigente da educação pública, de qualidade e socialmente referenciada”, afirmou.  

Leia Também